Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Brasil Sem Miséria no seu Município vence Concurso de Boas Práticas da CGU

Notícias

Brasil Sem Miséria no seu Município vence Concurso de Boas Práticas da CGU

BRASIL SEM MISÉRIA

Portal foi escolhido na categoria "Promoção da transparência ativa e/ou passiva". Prêmio será entregue no próximo dia 8
publicado  em 01/12/2014 00h00

Brasília, 1º – O Portal Brasil Sem Miséria no seu Município é um dos vencedores da segunda edição do Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU), na categoria “Promoção da transparência ativa e/ou passiva”. Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o portal disponibiliza relatórios com informações sobre os resultados de diversas iniciativas que compõem o Plano Brasil sem Miséria, customizados para cada um dos 5.570 municípios brasileiros e com atualização de dados a cada dois meses.

O concurso recebeu 87 inscrições de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal em quatro das principais categorias de atuação da CGU, como controle interno, transparência e prevenção, ouvidoria e correição. O objetivo é estimular, reconhecer e premiar iniciativas que contribuam para a melhoria da gestão pública. A entrega dos prêmios está marcada para o próximo dia 8, durante cerimônia comemorativa ao Dia Internacional Contra a Corrupção.

A secretária adjunta extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, Patrícia Vieira da Costa, destaca que esta é a segunda premiação recebida pelo portal. Em 2013, a página venceu o 18° Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

No mesmo concurso, o Brasil Sem Miséria venceu como estratégia de combate à miséria. O sucesso do portal fez com que o MDS criasse também uma página dedicada aos estados.

“O prêmio da CGU mostra a importância que o portal ganhou. Inicialmente ele foi pensado como ferramenta online de apoio aos gestores municipais, mas acabou se tornando também um poderoso instrumento de transparência ativa, disponível sem restrições a qualquer cidadão”, explica.

Na categoria “Promoção da transparência ativa e/ou passiva”, também foram premiados o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Participaram da construção dos portais Brasil sem Miséria no seu Município e Brasil sem Miséria no seu Estado a Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza (Sesep) e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), ambas do MDS.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021