Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Brasil Sem Miséria no seu Município ganha prêmio da CGU

Notícias

Brasil Sem Miséria no seu Município ganha prêmio da CGU

BRASIL SEM MISÉRIA

Portal é um dos vencedores da segunda edição do Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União, na categoria “Promoção da transparência ativa e/ou passiva”
publicado  em 08/12/2014 00h00

Brasília, 8 – O Portal Brasil Sem Miséria no seu Município recebeu, nesta segunda-feira (8), o prêmio de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília. A ferramenta foi uma das três vencedoras na categoria “Promoção da transparência ativa e/ou passiva”. Os secretários Tiago Falcão (Superação da Extrema Pobreza) e Paulo Jannuzzi (Avaliação e Gestão da Informação) representaram o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na solenidade de premiação.

Segundo Tiago Falcão, a ferramenta online possibilitou atender duas demandas ao mesmo tempo. “Nosso desejo era, com maior transparência, permitir que todos os municípios brasileiros soubessem o que estava acontecendo. Também queríamos que isso se transformasse, de forma concreta, em uma melhoria na gestão municipal, tanto pela força do acompanhamento da sociedade civil quanto pelo desejo dos gestores municipais de aprimorar suas ações”, disse.


Paulo Jannuzzi destacou que a premiação mostra o comprometimento do MDS com a transparência. O maior prêmio, disse ele, é aquele que pode ser visualizado na vida dos beneficiários das políticas sociais do governo federal. “O maior resultado de todos é aquele que mostra a queda sistemática da pobreza e da extrema pobreza e a melhoria de vários indicadores sociais que estamos acompanhando nos últimos 12 anos”, afirmou.

Esta é a segunda premiação recebida pelo Brasil Sem Miséria no seu Município. Em 2013, o portal venceu o 18° Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Desenvolvida pelo MDS, a ferramenta disponibiliza relatórios com informações sobre os resultados das iniciativas que compõem o Plano Brasil Sem Miséria para cada um dos 5.570 municípios brasileiros.

Na categoria “Promoção da transparência ativa e/ou passiva”, também foram premiados o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A segunda edição do Concurso de Boas Práticas da CGU recebeu 87 inscrições de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal em quatro categorias: controle interno, transparência e prevenção, ouvidoria e correição. A premiação ocorreu durante as comemorações do Dia Internacional contra a Corrupção (9 de dezembro).

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021