Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > Água para Todos cumpre metas no Semiárido

Notícias

Água para Todos cumpre metas no Semiárido

ACESSO A AGUA

Governo federal entregou mais de 771 mil cisternas de consumo e quase 100 mil tecnologias sociais de apoio à produção nos últimos quatro anos. Resultado supera expectativas no Plano Brasil Sem Miséria
publicado  em 18/12/2014 00h00

Brasília  – O Programa Água para Todos, do governo federal, atingiu as metas definidas no Plano Brasil Sem Miséria e entregou, entre 2011 e novembro de 2014, 771,3 mil cisternas de consumo a famílias que vivem na pobreza e na extrema miséria no Semiárido brasileiro. A estimativa até o final deste ano era de 750 mil cisternas implantadas.


Juntos, esses reservatórios têm capacidade de armazenamento de 12,3 bilhões de litros de água usadas para beber e na preparação de alimentos. “As cisternas vêm transformando a vida de milhares de famílias, porque elas podem armazenar água de boa qualidade para seu consumo e, assim, ter maior segurança alimentar”, afirma o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Com bate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.

O MDS foi responsável pela construção de cerca da metade das cisternas (49%), todas feitas de placas de cimento, ficando o restante dividido entre os demais parceiros do programa: Ministério da Integração Nacional, Fundação Banco do Brasil e Funasa. Apenas em novembro, foram entregues, em média, 692 cisternas por dia, num total de 20,7 mil.

Estímulo à produção – O Água Para Todos também cumpriu o objetivo na implantação de tecnologias de captação da água da chuva, como cisternas do tipo calçadão e de enxurrada, barragens subterrâneas e barreiros trincheira, para apoiar os agricultores familiares de baixa renda a continuarem produzindo mesmo durante o período de estiagem.

“A reserva de água para produção significa mais autonomia para as famílias planejarem sua produção de alimentos e de pequenos animais, independente do período regular de estiagem”, explica Arnoldo de Campos. Entre 2011 e novembro de 2014, o governo federal entregou 98,6 mil tecnologias sociais, sendo 64 mil só pelo MDS. A meta era implantar 76 mil unidades.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021