Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Dezembro > “Basta se empenhar para aprender”

Notícias

“Basta se empenhar para aprender”

BOLSA FAMÍLIA

Beneficiária do Bolsa Família, Indianara Vargas estuda em escola do programa Mais Educação em Novo Hamburgo (RS)
publicado  em 09/12/2014 00h00

Brasília, 9 – Quando mudou de escola no início deste ano, Indianara Beloto de Vargas, 13 anos, desconhecia o timbre harmonioso e suave da escaleta, instrumento de sopro com um pequeno teclado análogo ao do piano. Não sabia também que a nova escola – a Senador Alberto Pasqualini, em Novo Hamburgo (RS) – possuía uma banda marcial. Ela conta que uma amiga a convidou para participar das aulas de música no contraturno das aulas.

A escola integra o programa Mais Educação, do governo federal, que garante recursos para que os alunos participem de atividades que articulem disciplinas curriculares com práticas socioculturais. No país, 35,7% das escolas que participam do programa têm maioria de alunos beneficiários do Bolsa Família.


“Eu nunca tinha tocado um instrumento musical”, revela a estudante, ao falar da paixão pelo som da escaleta. Com orgulho, ela diz que memorizou o Hino Nacional em apenas duas horas. “Basta se empenhar para aprender. Nada é difícil”, afirma. Além das aulas de música, a estudante joga handebol no contraturno das aulas e revela que adora matemática. “Quero ser arquiteta ou atleta da seleção brasileira de handebol.”

Beneficiária do Bolsa Família, Indianara estudou até o ano passado em uma escola onde não existiam “tantas atividades”. Perguntada como o programa ajudou sua família, ela respondeu: “O dinheiro que a mãe recebe sempre foi para nós, eu e meu irmão. Ajuda a comprar roupas e calçados.”

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021