Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Agosto > Pagamento do BPC é antecipado em três municípios da região Sul

Notícias

Pagamento do BPC é antecipado em três municípios da região Sul

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Medida valerá enquanto durar situação de calamidade provocada pelas chuvas
publicado  em 05/08/2014 00h00

Brasília, 5 – O pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) será antecipado a partir deste mês para quase 600 moradores dos municípios de Barra do Guarita e Iraí, no Rio Grande do Sul, e Rio Negro, no Paraná. Eles já poderão sacar o benefício no dia 25 de agosto, primeiro dia útil do cronograma de pagamentos do BPC. A antecipação valerá enquanto durar a situação de calamidade nos municípios, afetados pelas chuvas.

Os beneficiários – idosos e pessoas com deficiência – também poderão antecipar o valor de mais um benefício. Nesse caso, devem assinar o termo de opção que estará disponível, entre os dias 29 de agosto e 31 de outubro, no banco ou em seus correspondentes bancários.

O valor antecipado deverá ser ressarcido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de janeiro de 2015, em até 36 parcelas. O beneficiário cujo nome não conste na lista de antecipação de um valor de benefício poderá requerê-la junto à agência da Previdência Social. Em caso de dúvida, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo deve ser procurado.

Benefício – O BPC é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso com mais de 65 anos e à pessoa com deficiência, desde que eles não possuam meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. Para receber o benefício, a renda mensal da família deve ser inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa.

O pagamento obedece a um calendário escalonado. Os benefícios são pagos de acordo com o último número do benefício (excluindo o dígito). Em casos de desastres naturais, o pagamento é, excepcionalmente, antecipado para auxiliar na superação de vulnerabilidade social.

Confira aqui a resolução do INSS publicada no Diário Oficial da União.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa