Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Agosto > Lideranças de comunidades tradicionais participam de encontro em Cuiabá

Notícias

Lideranças de comunidades tradicionais participam de encontro em Cuiabá

COMUNIDADES TRADICIONAIS

Durante evento regional, representantes e governo discutem acesso a territórios e sua regularização
publicado  em 12/08/2014 00h00

Brasília, 12 – Lideranças da região Centro-Oeste e representantes do governo federal participam até sexta-feira (15), em Cuiabá (MT), do Encontro Regional de Povos e Comunidades Tradicionais. O objetivo é discutir o aperfeiçoamento das políticas públicas para o segmento.


De acordo com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), Marcelo Cardona, é preciso avaliar em especial a questão do acesso aos territórios pelas comunidades tradicionais.

“Devemos encontrar alternativas de regularização de territórios para que os grupos e comunidades tradicionais tenham a oportunidade de produzir, preservar e alcançar uma qualidade de vida melhor”, afirmou ele, nesta terça-feira (12), na abertura do evento.

Cardona também apontou os desafios de levar as políticas públicas para esses grupos específicos e destacou o papel da CNPCT na avaliação das ações.  “Cada vez mais é necessário que a sociedade tenha espaço, seja representativa e possa ser ouvida”, observou.

Para o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral, a manutenção das comunidades nos territórios “é um indicador de sustentabilidade e precisa ser preservado”.

O representante da Coordenação Nacional de Comunidades Quilombolas, Jhonny Martins, destacou a diversidade presente nos encontros regionais. “Somos apenas uma parte das comunidades do Brasil. Isso mostra o tamanho do nosso país e da nossa diversidade cultural”, avaliou.

Debates –
Em Cuiabá, os participantes irão se dividir em quatro grupos de trabalho, de acordo com os eixos temáticos da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT): acesso a territórios tradicionais e recursos naturais, infraestrutura, inclusão social e fomento à produção sustentável. Após as discussões, os resultados serão levados à plenária final, no último dia do encontro.

Os Encontros de Povos e Comunidades Tradicionais estão sendo organizados pela CNPCT, que é presidida pelo MDS e secretariada pelo MMA. O próximo encontro será promovido em Curitiba, entre os dias 25 e 29 de agosto. Os eventos regionais são preparatórios para o encontro nacional, agendado para o mês de novembro, em Brasília.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021