Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Agosto > Lideranças da região Sul discutem fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais

Notícias

Lideranças da região Sul discutem fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais

COMUNIDADES TRADICIONAIS

Políticas públicas para o segmento estão sendo abordadas durante encontro regional
publicado  em 26/08/2014 00h00

Brasília, 26 – Representantes de povos e comunidades tradicionais da região Sul participam até quinta-feira (28) de encontro regional, em Curitiba (PR), com o objetivo de discutir as políticas públicas para o segmento.

Para a líder dos povos pomeranos (Pomersul), Cristiane Neuenfeldt, de 31 anos, o evento é uma oportunidade para fazer intercâmbio cultural e expor demandas. Os pomeranos são procedentes de uma região entre a Alemanha e a Polônia. No Brasil, se estabeleceram, principalmente, no Rio Grande do Sul, no Vale do Itajaí (SC) e no Espírito Santo. Hoje, lutam para serem reconhecidos como povo tradicional. "É importante fortalecer os povos e a nossa identidade. A gente gostaria que a nossa demanda fosse ouvida. Queremos ser reconhecidos", disse.


Na abertura do encontro, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), Marcelo Cardona, lembrou que a iniciativa resulta de uma série de ações construídas e discutidas na comissão. "Este é um espaço muito rico que não podemos perder de vista. Mas ainda há muito a avançar nas políticas públicas do segmento", observou.

A representante dos povos de terreiro do Rio Grande Sul, Nina Fola, de 41 anos, lembrou que o objetivo é construir, após os debates, uma carta final para o encontro nacional, agendado para o mês de novembro, em Brasília. "Espero que a gente consiga avançar na implantação das políticas que já estamos elaborando e na promoção de outras políticas para o nosso pleno desenvolvimento e para garantir o nosso território."

Os encontros regionais estão sendo organizados pela CNPCT, que é presidida pelo MDS e secretariada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021