Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Agosto > Governo federal completa 1 milhão de cisternas de água para consumo no Semiárido

Notícias

Governo federal completa 1 milhão de cisternas de água para consumo no Semiárido

ACESSO À ÁGUA

Capacidade total de armazenamento é de 16 bilhões de litros no Nordeste e norte de Minas Gerais
publicado  em 29/08/2014 00h00

Brasília, 29 – O governo federal completou a marca de 1 milhão de cisternas para consumo humano entregues na região do Semiárido desde 2003 – o que corresponde a uma capacidade de armazenagem de 16 bilhões de litros de água. O resultado foi alcançado neste mês de agosto.

São quase 4 milhões de pessoas beneficiadas em 1.330 municípios, distribuídos nos nove estados do Nordeste e em Minas Gerais, no Sudeste. Apenas no mês de julho, mais de 31,5 mil unidades foram entregues – uma média de 1.018 por dia.

As cisternas garantem melhores condições de segurança alimentar e qualidade de vida, principalmente para as mulheres e crianças, que têm mais tempo para se dedicar aos estudos e outras atividades. Antes das cisternas, elas gastavam horas de seus dias para buscar água a quilômetros de distância.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, as cisternas são o esforço para garantir que o sertanejo viva de forma digna mesmo nos períodos de pior estiagem.

“As cisternas fazem parte de um conjunto de ações para garantir a convivência com a seca. Possibilitam que as pessoas possam sobreviver no período de estiagem tendo água para beber, tomar banho e fazer comida”, destaca.

Cada reservatório construído tem capacidade para 16 mil litros, suficientes para abastecer uma família de cinco pessoas por até oito meses e, assim, amenizar os efeitos da seca prolongada.

Para apoiar os agricultores familiares de baixa renda a continuarem produzindo mesmo durante o período de estiagem, também foram implantadas outras tecnologias de captação da água da chuva, como cisternas do tipo calçadão e de enxurrada, além de barragens subterrâneas e barreiros trincheira. A produção, além de alimentar a família, serve também para gerar renda a partir da produção de alimentos.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021

registrado em: ,