Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Agosto > Cadernos de Educação Alimentar e Nutricional vão orientar profissionais de assistência social

Notícias

Cadernos de Educação Alimentar e Nutricional vão orientar profissionais de assistência social

EDUCAÇÃO ALIMENTAR

Publicações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome fornecem dicas para estimular a alimentação saudável entre as famílias atendidas pelos serviços socioassistenciais
publicado  em 26/08/2014 00h00

Brasília, 26 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou dois Cadernos de Educação Alimentar e Nutricional para auxiliar os profissionais de assistência social na garantia de uma alimentação adequada e no enfrentamento ao sobrepeso e à obesidade.

As publicações apresentam conceitos importantes e dicas de alimentação em diferentes ciclos da vida – desde o aleitamento materno até os cuidados necessários para a alimentação dos idosos. Também sugerem um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas e culturais com o objetivo de discutir e estimular boas práticas alimentares a partir da experiência de cada um.

A psicóloga Lígia Casanova, de 32 anos, há um ano faz parte da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Brasília. Para ela, a proposta de temas que reforcem os cuidados com a saúde é importante para as famílias em vulnerabilidade social. “Sempre é válido debater assuntos como esse, pois esta população tem muita carência de informação”, disse.

De acordo com a diretora do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do MDS, Michele Lessa, os agentes da rede socioassistencial são fundamentais para alcançar a população.

“Com a oferta de educação alimentar e nutricional pelas equipes de assistência social, podemos promover a prática de hábitos alimentares saudáveis de acordo com as características de cada território”, destacou.

Além disso, o material chama a atenção para a questão da publicidade dos alimentos e a influência nas escolhas alimentares, além de resgatar culturas alimentares locais e ressaltar a importância de ler os rótulos dos alimentos.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021