Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2014 > Agosto > Bolsa Família contribui para redução das diferenças estruturais entre as regiões do país

Notícias

Bolsa Família contribui para redução das diferenças estruturais entre as regiões do país

BOLSA FAMÍLIA

A pesquisadora Nadia von Jacobi abordou o tema no Sexta com Debate
publicado  em 22/08/2014 00h00

Brasília, 22 – O Bolsa Família tem contribuído para reduzir as diferenças estruturais entre as regiões do Brasil, segundo a pesquisadora Nadia von Jacobi, da Universidade de Pavia, na Itália. Ela participou, nesta sexta-feira (22), do Sexta com Debate, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Nadia explicou como as características do local onde os beneficiários do programa de transferência de renda vivem influenciam diretamente sobre sua qualidade de vida. Também destacou o empoderamento feminino como uma característica importante para que o beneficiário do Bolsa Família utilize melhor o benefício. O estudo compõe a tese de mestrado da pesquisadora pelo Instituto Universitário dos Estudos Superiores (IUSS), na Itália.

Para medir o papel do contexto na explicação dos resultados do Bolsa Família entre os beneficiários, ela comparou dados do Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal com variáveis municipais de fontes diferentes – Censo de 2010, IPEAdata, Fazendadata e Perfil dos Municípios.

“Todos esses dados comprovam a tese que as pessoas com mesmo perfil e renda têm sua qualidade de vida modificada pela estrutura que dispõem em seus municípios. O Bolsa Família está uniformizando, por exemplo, a trajetória escolar das crianças, o que contribui para reduzir as diferenças entre as regiões do país”, observa Nadia. 

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021

registrado em: ,