Bolsa Família e Cadastro Único

publicado  em 26/09/2017 14h55

Como posso ter acesso às informações gerais do Programa Bolsa Família?

Como posso acessar os dados dos beneficiários do Programa Bolsa Família inscritos em grupos populacionais tradicionais e específicos?

Qual o quantitativo de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família por estado e município?

Onde encontro a lista nominal de beneficiários do Programa Bolsa Família?

Onde encontro o total de recurso repassado anualmente aos beneficiários do Programa Bolsa Família?

Onde encontro o valor total repassado às famílias beneficiárias, organizados por ano/mês e estado/município? 

Como obter os dados do Cadastro Único para a elaboração de pesquisas ou estudos acadêmicos? *Aguardar definição de fluxo com a SAGI

Como obter os dados do Programa Bolsa Família para a elaboração de pesquisas e estudos acadêmicos? *Aguardar definição de fluxo com a SAGI

Como posso ter acesso às informações gerais do Programa Bolsa Família?
As informações e dados do Programa Bolsa família estão disponíveis na página do programa. O acesso pode ser feito pelo endereço http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/dados.
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Como posso acessar os dados dos beneficiários do Programa Bolsa Família inscritos em grupos populacionais tradicionais e específicos?

1) Acesse o site do MDS no endereço http://www.mds.gov.br;
2) Na barra horizontal, que aparece na página inicial, clique em "Sistemas";
3) Na seção "Relatórios", acesse "Relatório de Informações Sociais";
4) Na página seguinte, em “Relatório de Informações”, selecione "RI Bolsa Família e Cadastro Único";
5) Selecione o município ou o estado desejado, conforme a consulta desejada;
6) Acesse a opção “Grupos populacionais tradicionais e específicos”.

A ferramenta possibilita recortes temporais (mês e ano), regionais e municipais. 
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  Qual o quantitativo de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família por estado e município?

Esses dados estão disponíveis na Matriz de Informações Sociais da SAGI. 

1) Acesse o site do MDS (www.mds.gov.br);
2) No canto esquerdo da página, na Seção Assuntos, selecione Bolsa Família. Dentre as opções abertas (“O que é”, “Gestão do Programa”, “Dados”, “Legislação”, “Publicações”, “Perguntas Frequentes”), selecione a opção Dados;
3) Em Dados, selecione a opção Matriz de Informações Sociais;
4) Dentro da ferramenta Matriz de Informação Social, selecione o tipo de relatório (município ou estado) e o período (mês ou anual), de acordo com o recorte desejado*.
5) Depois de definido os recortes, clique em Próximo.
6) Na página seguinte, será disponibilizada uma lista com variáveis e indicadores para a realização da pesquisa. Escolha a opção Bolsa Família, que aparece no grupo Transferência de Renda. Para incluir a opção na aba da direita, clique na seta simples.
7) Depois de escolhida a variável Bolsa Família, clique no botão Próximo. No caso de busca por estados, deve-se selecionar os estados que se deseja a informação. No caso de municípios, existem filtros que podem ser escolhidos antes de se escolher os municípios (por estado, microrregião, população, etc).
8) Depois de escolhidos os filtros, clique no botão Buscar, e selecione os municípios que se enquadram nos filtros, e clique no botão Concluir;
9) Será aberta uma planilha com as informações marcadas a partir da filtragem. Essa planilha pode ser exportada em diferentes formatos, inclusive no formato CSV - Excel.

* A opção anual disponibiliza os dados relativos ao último mês disponível no ano. Por exemplo: Caso sejam selecionados os dados anuais de 2017, por município ou por estado, serão gerados dados relativos ao último mês de apuração.
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Onde encontro a lista nominal de beneficiários do Programa Bolsa Família?

A lista de beneficiários está disponível no Portal da Transparência do Governo Federal, por meio dos seguintes passos:

Acesse o Portal da Transparência: http://www.portaltransparencia.gov.br/;

No centro da página, em “Consultas Temáticas”, clique em “Bolsa Família”, selecione e selecione no campo “Exercício” o ano da consulta. Os dados estão disponíveis nos seguintes critérios “Estado”, “Município” e “Beneficiário”.

As informações da aba “Beneficiário” estão organizadas em ordem alfabética, com o respectivo Número de Identificação Social (NIS) e os valores sacados pelo beneficiário (ano e mês). Os dados estão disponíveis em formato CSV - Excel.
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 Onde encontro o total de recurso repassado anualmente aos beneficiários do Programa Bolsa Família?

O total de recursos repassados anualmente aos beneficiários do Programa Bolsa Família está disponível no Portal da Transparência do Governo Federal. Neste Portal, além do total anual destinado pelo Governo Federal para os benefícios do Programa Bolsa Família, é possível encontrar estes dados por Estado, por município e por benefício individualizado, ou seja, visualizar as pessoas favorecidas e o valor total de benefício repassado ao ano.

Para acessar o Portal da Transparência, entre no link: http://www.portaltransparencia.gov.br/;

No centro da página, em “Consultas Temáticas”, clique em “Bolsa Família”, selecione e selecione no campo “Exercício” o ano da consulta. Os dados estão disponíveis nos seguintes critérios “Estado”, ”Município” e ”Beneficiário”.

As informações da aba “Beneficiário” estão organizadas em ordem alfabética, com o respectivo Número de Identificação Social (NIS) e os valores sacados pelo beneficiário (ano e mês). Os dados estão disponíveis em formato CSV - Excel.
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 Onde encontro o valor total repassado às famílias beneficiárias, organizados por ano/mês e estado/município? 

O valor total repassado às famílias beneficiárias, organizado por ano/mês e estado/município  são encontrados na Matriz Informação Social. Nesta mesma ferramenta, você também encontra os valores repassados por tipo de benefício (exemplo benefício básico e benefício variável jovem). Você pode acessar esta ferramenta da seguinte forma:

1) Acesse o endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi-data/misocial/tabelas/mi_social.php.

2) Selecione o tipo de relatório (município ou estado) e o período (mês ou anual), de acordo com o recorte desejado. Clique no botão “Próximo”. A opção anual disponibiliza os dados relativos ao último mês disponível no ano. Por exemplo: Caso sejam selecionados os dados anuais de 2017, por município ou por estado, serão gerados dados relativos ao último mês de apuração.

a) Concluído o passo anterior, será disponibilizada uma lista com variáveis e indicadores para realizar a pesquisa. Escolha a opção Bolsa Família e/ou Benefícios do Bolsa Família, que aparecem no grupo Transferência de Renda. Para incluir a opção na aba da direita, clique na seta simples.
b) Depois de escolhida a variável Bolsa Família e/ou Benefícios do Bolsa Família, clique com o botão em “Próximo”. No caso de busca por estados, selecione os estados dos quais se deseja a informação. Em se tratando de munícipios, a escolha da localidade pode ser feita após selecionar o respectivo estado e microrregião.
c) Depois de selecionados os filtros, clique no botão Buscar, selecione os municípios que se enquadraram nos filtros, e clique no botão Concluir.
d) Será aberta uma planilha com as informações marcadas a partir da filtragem. Essa planilha pode ser exportada em diferentes formatos, inclusive no formato CSV - Excel. 
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Como obter os dados do Cadastro Único para a elaboração de pesquisas ou estudos acadêmicos? *Aguardar definição de fluxo com a SAGI

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), responsável pela gestão do Cadastro Único, disponibiliza um canal específico para o atendimento a pesquisadores

As solicitações de dados relacionados às informações constantes na base de dados do Cadastro Único devem ser encaminhadas ao e-mail info.decau@mds.gov.br com as especificações com as especificações da pesquisa.

Ao enviar o e-mail, é importante que seja delimitada a abrangência dos dados (municipal, estadual ou regional) e o recorte temporal da informação requisitada.

O pesquisador será comunicado sobre a análise da solicitação e a previsão de atendimento, por isso a importância do encaminhamento dos contatos atualizados (e-mail e telefone). 
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 Como obter os dados do Programa Bolsa Família para a elaboração de pesquisas e estudos acadêmicos? *Aguardar definição de fluxo com a SAGI

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), responsável do Programa Bolsa Família, disponibiliza um canal específico para o atendimento de pesquisadores.

As solicitações de dados relacionados às informações constantes na base de benefícios ou folha de pagamentos do Programa Bolsa Família devem ser encaminhadas ao envie e-mail deben.gabinete@mds.gov.br com o detalhamento de sua pesquisa.

Ao enviar o e-mail, é importante que seja delimitada a abrangência dos dados (municipal, estadual ou regional) e o recorte temporal da informação requisitada.

O pesquisador será comunicado sobre a análise da solicitação e a previsão de atendimento, por isso a importância do encaminhamento dos contatos atualizados (e-mail e telefone). 
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