Você está aqui: Página Inicial > Acesso à informação > Perguntas frequentes > Avaliação e Gestão da Informação > Pesquisa – Avaliação da Situação Nutricional do Semiárido

Pesquisa – Avaliação da Situação Nutricional do Semiárido

publicado  em 05/08/2015 11h53

Do que se trata a pesquisa de avaliação da situação nutricional de famílias inscritas no CADÚNICO com crianças menores de cinco anos residentes no semiárido?

 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário quer acompanhar o estado nutricional das crianças de até cinco anos no semiárido porque a condição de saúde das crianças é um indicador importante das condições de vida das pessoas e pode ajudar o Ministério a planejar e avaliar suas ações e seus programas para a melhoria da população.

 

ATENÇÃO! Esta pesquisa não se refere a cisternas

 

Quando e onde serão divulgados os resultados da pesquisa?

 

Assim que concluída a pesquisa, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário irá divulgar os resultados em seus cadernos de estudos e na internet. Nenhum dado individual ou familiar será divulgado.

 

Esta pesquisa vai abordar questões eleitorais?

 

A pesquisa que o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário está realizando não tem qualquer relação com campanha eleitoral ou com as eleições municipais, não apoia nem pretende prejudicar nenhum candidato e as entrevistas não envolvem perguntas sobre preferência política dos respondentes ou seus familiares.

 

Qual é o período de realização da pesquisa?

 

As entrevistas da pesquisa que o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário está realizando irão ocorrer nos meses de setembro a dezembro de 2012.

 

Qual o tempo de duração de cada entrevista?

 

As entrevistas duram, em média, um pouco menos de uma hora, podendo se estender um pouco mais em casas com muitos moradores.

 

Quem está realizando a pesquisa?

 

A empresa contratada para a pesquisa se chama INDAGO, PESQUISAS, MARKETING & EVENTOS LTDA e ela deve realizar entrevistas domiciliares e coletar dados de peso e altura das crianças, para a avaliação nutricional. Todas as pessoas que estão fazendo a pesquisa são de responsabilidade da empresa contratada.

 

O telefone de contato da empresa INDAGO, PESQUISAS, MARKETING & EVENTOS LTDA é: (11) 5083-0085.

 

Os entrevistadores são funcionários do Ministério?

 

Os entrevistadores que estão realizando a pesquisa são funcionários da empresa INDAGO, PESQUISAS, MARKETING & EVENTOS LTDA, que possui uma equipe formada por:

 

Coordenadora Geral – a Coordenadora Geral dos trabalhos se chama Rosana Rodrigues e ela possui experiência em pesquisas anteriores e curso superior completo.

 

Pesquisadora Sênior em Avaliação Nutricional: A Profissional Sênior em Avaliação Nutricional é formada e pós graduada em nutrição. O nome dela é Fernanda Rauber.

 

Supervisores de dados antropométricos – Os supervisores de dados antropométricos possuem graduação em ciências da saúde e irão repetir algumas medições nas crianças.

 

Pesquisadores de campo (entrevistadores e antropometristas) – Os entrevistadores que vão até as casas foram treinados para medir as crianças e devem estar identificados por crachá. As entrevistas serão realizadas por um ou dois pesquisadores.

 

Por que é a INDAGO quem está realizando a pesquisa?

 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário realizou um pregão eletrônico para contratar pelo menor preço uma instituição capaz de realizar a pesquisa de avaliação da situação de segurança alimentar e nutricional das famílias inscritas no Cadastro Único com crianças menores de cinco anos de idade, residentes no semiárido. E quem venceu o pregão foi a empresa INDAGO, PESQUISAS, MARKETING & EVENTOS LTDA.

 

Os dados coletados na pesquisa serão divulgados?

 

Os dados individuais e familiares da pesquisa que o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário está realizando são sigilosos e não podem ser divulgados. A INDAGO, PESQUISAS, MARKETING & EVENTOS LTDA, que é a empresa contratada para realizar a pesquisa, assinou um termo de sigilo e não pode divulgar os dados. As famílias pesquisadas receberão um código e em momento algum os dados individuais ou da família serão divulgados.

 

Por que estão pesando e medindo somente as crianças menores de 05 anos?

 

Os entrevistadores e os supervisores foram treinados para medir e pesar somente as crianças menores de cinco anos. A participação na pesquisa é voluntária e ninguém é obrigado a participar. Entretanto, as informações da saúde nutricional das crianças serão utilizadas para melhorar os programas de saúde do Governo Federal para a região do semiárido, por isto é muito importante a ajuda de todos.

 

As famílias irão receber diagnósticos das análises de suas crianças?

 

Nenhum dado será analisado individualmente e as famílias não irão receber o diagnóstico das medidas realizadas nas crianças.

 

Por que as crianças estão sendo medidas e pesadas por duas pessoas diferentes?

 

Algumas casas serão visitadas duas vezes para que o supervisor acompanhe o trabalho do pesquisador e verifique se ele está realizando os procedimentos aprendidos durante o treinamento. Caso se verifique a necessidade de reciclagem, o entrevistador será treinado novamente ou será substituído, para que a pesquisa continue.

 

Quantos municípios serão pesquisados?

 

Foram sorteados 375 municípios, dos 1.134 pertencentes ao semiárido, para realização desta pesquisa.