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Ouvidoria do MDS

publicado  em 03/06/2015 16h50

Ouvidoria

Ouvidoria Social do MDS

A Ouvidoria Social do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS é responsável por recepcionar, analisar, encaminhar e responder denúncias, elogios, reclamações, solicitações de providências e sugestões relacionadas aos programas e ações desenvolvidas por este Ministério e atua como um mecanismo de participação e controle social.

Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria Social clicando aqui.  

A Coordenadora-Geral da Ouvidoria Social do MDS é a Mônica Vasconcelos Ribeiro. Para conhecer o seu perfil, clique aqui

Para saber mais sobre as principais ações do MDS, acesse a nossa Carta de Serviços ao Cidadão

Pesquisas e Estudos: linguagem cidadã

A Ouvidoria Social atende diversos tipos de público, sendo que desses, mais de 90% são  beneficiários e não beneficiários de políticas sociais. Pesquisas e estudos qualitativos foram realizados para a melhoria da comunicação com esse público. Esses cidadãos geralmente têm baixa escolaridade e pouco acesso a informações sobre seus direitos e obrigações. A linguagem simples e cidadã se faz necessária para a compreensão de regras e comunicados a respeito dessas políticas públicas e seus direitos. As pesquisas e estudos têm como foco a análise da efetividade dessas comunicações e formas de aperfeiçoamento a partir do olhar do cidadão. Com base nos resultados dessas pesquisas e estudos, o MDS aprimorou sua comunicação com o cidadão, utilizando palavras populares e menos técnicas em textos de informes, boletins, cartas e extratos de pagamento do Bolsa Família, além de utilizar textos mais objetivos. Os estudos também mostram como as cartas enviadas por beneficiários e não beneficiários de políticas sociais podem ajudar a aprimorar a gestão dos programas e ações sociais. São analisadas as demandas das cartas, os problemas relatados e o perfil sócio-demográfico de cada um.

Análise das Cartas para a Ouvidoria do MDS: Evidências Qualitativas de 30 cartas da população escritas entre 2010 e 2012. Autora: Maria Cristina Abreu Martins de Lima - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI). Setembro de 2013. 

Análise das cartas da população com demandas ao MDS: Potencialidade de uso como fonte de informação. Autoria:  Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI). Julho de 2016.

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