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Resolução de Problemas Comuns

Se você está com problemas para utilizar o SEI, confira se a solução já está disponível nesta página. Ela foi elaborada com base nos dados de suporte aos usuários e o monitoramento da implantação do projeto, e apresenta as soluções para os problemas mais frequentes dos usuários. Se o seu problema não estiver listado abaixo, entre em contato com o suporte por telefone ou e-mail.

 

Problemas ao acessar o sistema

Problema / Mensagem de erro

Causa provável

Solução

A página do sistema não abre.

Endereço digitado incorretamente

Verifique se você digitou o endereço correto: aplicações.mds.gov.br/sei . Se o problema persistir, tente acessar com outro navegador e verifique sua conexão com a Internet.

“Usuário não existe no contexto”.

Erro de digitação do nome de usuário

Verifique se você digitou o nome de usuário e a senha corretamente. Eles devem ser os mesmos utilizados para acessar a rede (por exemplo, joao.silva).

 

“Usuário ou senha inválida”.

Erro de digitação da senha

Verifique se você digitou a senha corretamente.
Se o problema persistir, é possível que você ainda não esteja cadastrado no sistema. Nesse caso, envie uma mensagem para seisuporte@mds.gov.br.

Controle de processos

Problema /
Mensagem de erro

Causa provável

Solução

Processos da unidade não aparecem na tela de controle de processos.

Usuário está ligado a outra unidade

Na Barra de Ferramentas, verifique se você selecionou a unidade correta.

Processo foi encerrado ou enviado a outra unidade

Na Barra de Ferramentas, faça uma pesquisa pelo número do processo. Consulte o andamento do processo.

Processo foi excluído

Inicie outro processo.

Iniciar ou enviar processos

Problema /
Mensagem de erro

Causa provável

Solução

O tipo de processo a ser iniciado não é listado pelo sistema.

O processo é menos frequente na unidade, mas já é autuado eletronicamente no MDS.

Na tela de início de processos, clique no ícone verde (+) para expandir a lista de todos os tipos de processo disponíveis.

O processo ainda não é autuado eletronicamente no MDS.

Entre em contato com a Unidade Gestora para sugerir que esse tipo de processo passe a ser autuado eletronicamente.

Processo não pode ser enviado a outra unidade pela unidade receptora.

O processo tem um retorno programado pela unidade geradora.

Solicite à unidade que criou o processo que retire a condição de retorno programado.

“ERRO: Unidade não possui endereço cadastrado”.

As informações cadastrais da unidade estão incompletas.

Entre em contato com seisuporte@mds.gov.br para reportar o problema, anexando a imagem da captura de tela.

Criando e visualizando documentos

Problema /
Mensagem de erro

Causa provável

Solução 

Ao iniciar um documento interno, o editor de documentos não aparece.

O navegador web está com o bloqueio de pop-up ativo.

Desative o bloqueio de pop-up do navegador para usar o sistema.

Ao usar um documento modelo, não é possível editar o conteúdo.

O modelo escolhido não permite edição.

Crie um novo documento interno, sem usar o documento modelo.

Ao inserir um documento externo, o sistema não permite incluir o arquivo selecionado.

O formato do arquivo não é permitido.

Inclua somente arquivos com as extensões PDF, DOC, DOCX, XLS ou XLSX.

A unidade receptora do processo não consegue abrir um documento interno.

O documento não foi assinado pela unidade geradora (minuta).

Envie o processo de volta e solicite que todos os documentos sejam assinados antes de um novo envio do processo.

Ao clicar num documento externo na árvore do processo, o sistema informa que o documento não possui anexos.

O documento externo foi inserido incorretamente.

Altere as informações cadastrais do documento externo e insira o arquivo novamente.

“ERRO: Unidade não possui endereço cadastrado”.

As informações cadastrais da unidade estão incompletas.

Entre em contato com seisuporte@mds.gov.br para reportar o problema, anexando a imagem da captura de tela.

Assinaturas e blocos de assinatura

Problema /
Mensagem de erro

Causa provável

Solução

A chefia ou outros servidores não conseguem assinar um documento

Processo está aberto somente na unidade que gerou o processo e o documento não foi disponibilizado através de um bloco de assinatura.

Inclua o documento num bloco de assinatura e disponibilize o bloco para as respectivas unidades.

O bloco de assinatura não está aparecendo para a chefia ou outros servidores que assinam o documento

O bloco de assinatura não foi disponibilizado pela unidade geradora.

Além de criar o bloco, disponibilize-o para a chefia ou os servidores que assinarão o documento.

O documento no bloco de assinatura precisa ser corrigido antes de ser assinado

Não se aplica.

Encerre a disponibilização do bloco, faça as correções no documento e, então, disponibilize-o novamente para assinatura.

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