Você está aqui: Página Inicial > Acesso à informação > Institucional > Quem é quem > Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas

Secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas

QUIRINO CORDEIRO JÚNIOR

Quirino Cordeiro Júnior é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Psiquiatria pela mesma instituição, com período sanduíche no King’s College, em Londres (Reino Unido).

Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), foi diretor do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism) do Complexo Hospitalar do Juquery de Franco da Rocha, em São Paulo, de 2010 a 2011, e do Caism de Vila Mariana, no mesmo cargo, de 2011 a 2016. Os centros atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos com problemas psiquiátricos em decorrência do uso de substâncias psicoativas. De 2016 a 2017, o médico foi diretor do Hospital Cantareira da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que oferece tratamento para pacientes com transtornos mentais e dependência química.

Além disso, é professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - do qual foi diretor entre 2011 e 2017 - e professor afiliado do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Entre 2017 e 2019, Quirino Cordeiro foi coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, onde trabalhou na construção da nova Política Nacional de Saúde Mental e das mudanças nas diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. No mesmo período, foi membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), do Ministério da Justiça.