Banco Mundial

publicado  em 03/06/2015 11h43
Banco Mundial

Projeto: Consolidação do Programa Bolsa Família e Apoio ao Plano Brasil Sem Miséria

Acordo de Empréstimo 7841-BR


O Banco Mundial é uma fonte vital de assistência técnica e financeira aos países em desenvolvimento ao redor do mundo. Compreendido por duas instituições geridas por 188 membros: o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA). O BIRD tem por objetivo reduzir a pobreza nos países mais pobres de renda média e credibilidade, enquanto a IDA se concentra exclusivamente em países mais pobres do mundo. Essas instituições fazem parte de um corpo maior conhecido como o Grupo do Banco Mundial.

 O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) executa o Acordo de Empréstimo 7841-BR com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD. O objetivo deste acordo é fortalecer a capacidade do Programa Bolsa Família de alcançar seus objetivos de redução da pobreza e desigualdade e promover o desenvolvimento do capital humano pela melhoria da situação de escolaridade e de saúde das crianças e pela redução da incidência de desnutrição entre a população pobre.

 Celebrado em 2011 entre o BIRD e a República Federativa do Brasil, este Projeto vigora até 2017 e está estruturado em torno de 5 pilares:

  • Transferências Condicionais de Renda (Benefícios do Bolsa Família)
  • Fortalecimento do Cadastro Único como o Principal Instrumento de Identificação para Programas Sociais
  • Fortalecimento Institucional para a Consolidação do Programa Bolsa Família
  • Consolidação do Sistema de Monitoramento e Avaliação do MDS
  • Apoio ao Plano Brasil sem Miséria

 

 Ao longo da execução do Acordo, são divulgados editais públicos de licitação para contratação de instituições públicas ou privadas fornecedoras de bens ou prestadoras de serviços (pessoa jurídica), de diversos ramos de atividades.

Documentos Relacionados: