União de Nações Sul-Americanas - UNASUL

publicado  em 24/04/2015 11h36

O MDS integra o Conselho Sul-Americano de Desenvolvimento Social (CSDS) da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL). O CSDS é um espaço de diálogo, reflexão, coordenação e cooperação sobre desenvolvimento social e humano integral entre os países que conformam o Bloco. O MDS atua em três instâncias principais no âmbito do CSDS: Reuniões Ministeriais, Instância Executiva e Grupos de Trabalho temáticos.

 O MDS é atualmente o coordenador do Grupo de Trabalho de cooperação regional para implementação e financiamento de políticas sociais. Nesse contexto, o Ministério propôs e desenvolveu a Matriz de Cooperação, uma plataforma virtual onde é possível inserir dados sobre programas, projetos e ações sociais desenvolvidas pelos países e criar demandas de cooperação. Também encontra-se em discussão a proposta de criação do Observasur, uma outra plataforma virtual voltada para o compartilhamento de experiências e de análises comparativas de políticas sociais dos países participantes.

 O CSDS aprovou, durante Reunião Ministerial em novembro de 2012, a Agenda de Ações Sociais Prioritárias do Conselho. Em julho de 2013, foram acrescentados à Agenda alguns aportes temáticos dos outros Grupos de Trabalho durante a Reunião da Instância Executiva; o novo documento foi aprovado durante a Reunião Ministerial de agosto de 2013. A Agenda foi resultado da Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da UNASUL, que ocorreu em julho de 2012. Na ocasião, foi assinado o “Compromisso da UNASUL contra a Desigualdade”, documento que instruiu o CSDS a elaborar e apresentar Agenda de Ações Sociais Prioritárias do bloco.

 Atualmente, encontra-se em discussão o Marco Conceitual para Políticas Sociais da UNASUL.