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Central de relacionamento

publicado  em 26/08/2015 16h37

A Central de Relacionamento foi criada em 17 de março de 2003, com o nome de “Central de Relacionamento Fome Zero com a Sociedade”, vinculada ao extinto “Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Nutricional – MESA”, e teve sua estrutura incorporada ao Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, a partir de sua instituição em janeiro de 2004. Concebida com as premissas de promover a cidadania e a inclusão social, através de um canal gratuito e direto com o cidadão.

Entre 2003 e 2015, foram realizados aproximadamente 45 milhões de atendimentos pelo 0800 707 2003 e mais de 764 mil por formulário eletrônico/e-mail, acerca das diversas politicas sociais coordenadas pelo órgão. Em que se destacam os atendimentos aos beneficiários e gestores do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único de Programas Sociais, e aos gestores e técnicos da Política de Assistência Social. Para saber mais sobre os números da Central de Relacionamento, acesse o Relatório de Atendimento.

Seu objetivo é prestar informações e esclarecer dúvidas acerca dos projetos, programas e políticas sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, contribuindo para a efetividade das políticas públicas na área social, promovendo melhorias na prestação de serviços oferecidos aos cidadãos-beneficiários, usuários, gestores e técnicos municipais. Os serviços da Central de Relacionamento são: 

  • 0800 707 2003: Atendimento aos cidadãos, gestores e técnicos municipais.
  • Formulário eletrônico/E-mail: Atendimento aos cidadãos, gestores e técnicos municipais. Clique aqui
  • Teleatendimento Ativo: Retorno para respostas de atendimentos, Pesquisa de informação e de Satisfação, 
  • Mobilização de usuários dos sistemas de informação do MDS para campanha de atualização de dados, entre outros.
  • Serviço de help desk: Auxilio aos gestores e técnicos municipais acerca da operacionalização dos sistemas do MDS de execução das politicas públicas sociais, pelos canais: 0800 707 2003 e formulário eletrônico/e-mail. Clique aqui
  • Sendo ainda uma das portas de entrada de registro de manifestações da Ouvidoria do MDS pelo 0800 707 2003, opção 5.

Desde janeiro de 2010, a Coordenação-Geral da Central de Relacionamento, setor subordinado a Secretaria Executiva, é a unidade responsável pela gestão da operação da Central de Relacionamento, cujas atribuições são prestar assessoria às Secretarias do Ministério, especialmente no que se refere ao registro histórico e estatístico das demandas atendidas, abrange ainda o gerenciamento da qualidade do atendimento, do conteúdo das perguntas-frequentes, da capacidade e melhoria do atendimento, no intuito de contribuir para a efetividade das políticas públicas na área social, promovendo melhorias na prestação de serviços oferecidos aos cidadãos-beneficiários, usuários, gestores e técnicos.